Metodologia Roda & Registro

1) O que é?

 

Roda & Registro é uma metodologia interdisciplinar, com amplo uso na área de Educação, da sala de aula às organizações escolares e universitárias. Roda & Registro é poderosa para assessorar as empresas nos processos de mudança, no desenvolvimento das pessoas e na melhoria dos resultados.

 

Fruto de mais de 30 anos de atividades com grupos e pesquisas sobre aprendizagem nas áreas de Educação e Formação de Adultos, traz soluções inovadoras para o campo empresarial. Para enfrentar os desafios do mundo atual, cujas mudanças são imprevisíveis e incontroláveis, as empresas precisam ter processos de aprendizagem dinâmicos.

 

Uma organização que aprende tem processos que favorecem a aprendizagem das pessoas que lá trabalham, ajudando-as a utilizar as dificuldades e os conflitos como oportunidades de formação e criação.  

 

2) As ferramentas de Roda & Registro

 

Roda & Registro utiliza ferramentas próprias: a Roda, o Registro e a Autoformação.

 

A Roda é um contínuo ciclo de encontros, com dinâmica específica, que faz interagir os objetivos do grupo e o potencial de participação, motivação e aprendizagem de cada participante.

 

O Registro, em suas várias formas, potencializa o processo de construção de conhecimentos, individuais e grupais, melhorando sua eficiência.

 

A Autoformação é um trabalho sobre si mesmo, mas partilhado com outros que vivem o mesmo processo, aumentando o desempenho individual e coletivo, melhorando a comunicação e o ambiente de trabalho.

 

3) O processo de Roda & Registro

 

A formação é um processo lento. Estende-se por toda a vida e é o fruto de uma diversidade de oportunidades e da reflexão sobre elas. Algumas que nos foram dadas a viver, outras que buscamos ativamente. E será tão mais profunda, quanto mais a reflexão as acompanhar. Reflexão individual e partilhada.

 

Entretanto, a metodologia produz resultados rápidos quando implementada em grupos, por proporcionar um “ambiente formativo”, que acolhe as transformações individuais, em vez de reenviar cada um a seus padrões anteriores.